Conselhos Regionais e Órgão Federal avaliam resultados e planejam futuras ações de legitimação das Relações Públicas no Brasil.

No último dia 21/3 (sábado), ocorreu o primeiro Órgão Consultivo do Sistema Conferp em 2020. O evento, que reúne todos os conselhos regionais de profissionais de relações públicas do Brasil, juntamente com o Conselho Federal, estava previsto para ocorrer em Porto Alegre. Devido a pandemia do Corona Vírus, o encontro foi remodelado para que ocorresse de forma online. Dentre as pautas deliberadas, destacaram-se a possibilidade de implantação da carteira profissional virtual e da unificação dos sistemas de gestão das autarquias em um único software, o que ampliará a eficiência dos processos administrativos e de gestão estratégica.

Na primeira pauta, o presidente Marcelo Tavares, apresentou os resultados do primeiro ano de gestão no Conferp. A partir dos indicadores apresentados, tiveram destaque os dois Fóruns de Coordenadores de Cursos de RRPP, que aconteceram, respectivamente em São Paulo (27/9/2019) e Porto Alegre (25/10/2020) com o intuito de debater e construir ações para o futuro da formação acadêmica de Relações Públicas. A exemplo, foi anunciado a realização do 1º Fórum Nacional de Coordenadores de Curso de RP que está previsto para acontecer ainda em 2020. Além disso, foram apresentadas as ações de reaproximação com o mercado a partir de parcerias com outras instituições como a Associação Brasileira de Comunicação Empresaria – Aberje e Associação Brasileira das Agências de Comunicação.

Conselheiras e colaboradores do Sistema Conferp participaram do
Órgão Consultivo em modo online

Na sequência, foram apresentadas as novas modalidades de flexibilização de pagamento das anuidades de 2020 em função da pandemia do Covid-19, caso de saúde que está afetando toda a economia brasileira. Também foi apresentado aos regionais o projeto de implementação da carteira profissional virtual, juntamente com a carteira física de forma automatizada e com chip eletrônico, bem como a modalidade de carteira de estudante, ação que visa introduzir o futuro profissional de RRPP ao trabalho de classe.

Outro ponto de destaque do encontro foi a apresentação da proposta de unificação do sistema de gestão para o Conferp e todos os conselhos regionais, que atualmente operam independentes, cada um com seus próprios processos administrativos, muitos deles manuais. A proposta apresentada surgiu a partir da análise de oito empresas especializadas e consiste na implantação de um sistema online para gestão cadastral dos registrados, módulos financeiro, administrativo e de fiscalização, que permitirá agilidade nas rotinas administrativas e maior controle das autarquias. Essa tecnologia também permitirá a geração de relatórios gerenciais tanto para o Conferp como para todos os regionais, o que representará ganhos de informações para tomada de decisão.

Por fim, cada regional apresentou seus indicadores e um resumo das atividades da sua jurisdição. As conselheiras Monique Amaral e Tatiane Mizzetti deram ênfase nas ações de relacionamento com os registrados, como a participação em eventos e o programa Conrerp Capacita, a formação e atuação dos delegados regionais, campanha de para quitação de dívidas e a modernização do site do Conrerp/4.