O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII) em 15 de dezembro de 1972. Ficou acordado então celebrar o Meio Ambiente todo dia 5 de junho. Na ocasião, durante a abertura a Conferência de Estocolmo, na Suécia, foi tratado como primeiro tema central foi o Ambiente Humano. Todos os anos, nesse dia, diversas organizações da sociedade civil evocam manifestos e estimulam medidas para conscientizar o público geral da necessidade de preservação do planeta.

Dentre os principais eixos, está a preocupação com as mudanças climáticas e com mais força nos últimos anos a questão da sustentabilidade, principalmente no que tange aos recursos naturais, indispensáveis para a subsistência da humanidade.

Para quem desejar se aprofundar no tema e seus desdobramentos, o Conrerp4 fez uma seleção de links sobre o assunto, confira a relação abaixo:

Agenda 21

A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92 ou Rio-92, ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992. É um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas socioambientais.

Água Online

É uma revista informativa sobre água, saneamento e meio ambiente, com notícias, informações, textos e ligações com outras entidades ambientais.

Ambiente Brasil

Site com informações sobre meio ambiente, estimulando o conhecimento ambiental e a formação de uma consciência crítica sobre a importância da preservação dos recursos naturais.

5 Elementos

Site da ong 5 Elementos, desenvolve metodologias e ações por meio da Educação Ambiental, atua em parques urbanos, trilhas monitoradas, escolas, envolvendo os temas consumo, lixo e coleta seletiva, capacitação de educadores e seminários.

Folha do Meio Ambiente

Jornal de Brasília que discute temas ambientais para a construção de um mundo mais sadio e sustentável.

Ipam Amazônia

Site do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia. Apresenta produção de informações científicas e capacitação da sociedade civil param implementação de formas sustentáveis de desenvolvimento para a região amazônica.

Permacultura Brasil

Visa desenvolver pesquisas e divulgar tecnologias ecologicamente viáveis para os problemas comuns da sociedade brasileira moderna, integrando as necessidades e os produtos humanos e ambientais.

Arca Verde

É uma associação de pessoas que defendem práticas sustentáveis de construção e consumo sustentáveis. Divulga ações e práticas neste sentido. Traz novidades nesta ceara para interessados em viver de forma natural e cuidando do meio ambiente.

Agricultura Sustentável

Contém informações sobre manejo sustentável na área da agropecuária e da silvicultura.

Referências: Blog TV Ecológica e Ministério do Meio Ambiente