No Dia Nacional da Saúde o Conrerp4 traz dicas para enfrentar a pandemia

Hoje, 5/8, comemora-se o Dia Nacional da Saúde com a finalidade de despertar na população brasileira a conscientização para cuidados da saúde. Também busca promover as pesquisas no campo da saúde, principalmente no desenvolvimento de vacinas e demais ferramentas de prevenção para a preservação da vida da população. A data foi escolhida fazendo alusão à data de nascimento de Oswaldo Cruz, médico sanitarista que há mais de um século destacou-se nesse campo da medicina. Ele fundou instituições públicas, que através da produção soroterápica, erradicaram à época, doenças como varíola, no Rio de Janeiro, e a redução de surtos, como de malária e febre amarela.

Para celebrar esta data, o Conrerp4 traz algumas orientações para que se possa cuidar de forma preventiva da saúde em tempos de Convid-19:

  • Saúde Nutricional: Manter uma dieta diversificada e variada é fundamental para fortalecer o organismo e prevenir doenças oportunistas. Observando a qualidade e quantidade daquilo que é colocado no prato é fundamental para evitar obesidade e garantir disposição para as tarefas do dia-à-dia. Pratos simples, como o arroz e feijão, por exemplo, oferecem uma excelente combinação de vitaminas, minerais, fibras e aminoácidos e têm propriedades antioxidantes, que ajudam a retardar o envelhecimento. Além disso, inclua em suas refeições muitas frutas, legumes e verduras como o brócolis, que é rico em cálcio, potássio, selênio, ácido fólico e ajuda a proteger o organismo contra o câncer de cólon, pulmão e mama. Verduras verdes possuem um alto teor de fibras, contribuem para o trânsito intestinal e para reduzir o colesterol. Reduzir e controlar o consumo de sal previne doenças do coração e pressão, bem como as demais doenças circulatórias. Por último, diminua a ingestão de açúcar refinado. Além de não agregar nenhum benefício à sua saúde, o excesso pode levar à obesidade e provocar doenças como diabetes e hipertensão. Substitua as sobremesas cheias de calorias por frutas no dia a dia e deixe aquelas que levam o ingrediente para ocasiões especiais. Sem falar na hidratação, é recomendado a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia para um indivíduo adulto.
  • Saúde Física: A prática de exercícios físicos é uma das principais dicas de saúde e qualidade de vida à longo prazo. Uma fórmula muito recomendada por especialistas é a de exercitar-se 30 minutos ao dia, cinco vezes por semana, o que ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, artrite, obesidade, diabetes e hipertensão. Em tempos de isolamento social, existem vários vídeos na internet que oferecem opções para se movimentar em casa. Caminhar é sempre uma boa opção por ser simples é fácil de fazer, entretanto deve-se evitar fazê-la em locais que possam haver aglomerações. Muito cuidado com o uso contínuo de máscaras ao realizar práticas desportivas. Especialistas alertam que elas, usadas por muito tempo. Quando respiramos, nosso corpo absorve oxigênio (O2) e libera CO2. Em situações específicas, pode haver a reinalação de gás carbônico, que leva a um aumento na concentração dessa substância no sangue, provocando a baixa da oxigenação no organismo. A prática de atividade física constante atua na preservação da massa muscular e da flexibilidade ao longo da vida, garantindo uma terceira idade ativa e independente prevenindo quedas que podem provocar quebra de ossos e demais machucados. Quando pratica-se exercícios, o corpo libera endorfinas, substâncias que relaxam o corpo, aliviam as dores e são responsáveis por uma sensação geral de bem-estar.
  • Saúde Mental: Além das causas mais comuns de danos a psiquê humana, este ano o mundo foi surpreendido com a chegada do novo Coronavírus, e a necessidade de mudança de hábitos da rotina da população. Desde então, as pessoas estão lidando com um turbilhão de sensações, que inclui o medo de adoecer, ou de ver algum ente querido adoecer, a preocupação ao sair de casa, a frustração de cancelar compromissos, solidão e a incerteza de quando tudo isso vai passar. Diante a esse cenário de incertezas, podemos ser acometidos de uma série de enfermidades psicológicas e psiquiátricas, como ansiedade, pânico, depressão, etc… Para evitar esses problemas, deve-se estar atento para as mudanças de humor e perceber quais são os gatilhos que desencadeiam o estresse e os sintomas ansiosos ou depressivos. Buscar alternativas para manter contato com amigos e familiares, como as vídeos-chamadas, podem auxiliar a prevenir as tristezas oriundas da solidão. Exercícios de respiração e meditação também são fortes aliados. Recentemente realizamos uma live sobre gerenciamento de emoções no Facebook e uma matéria com indicações de vídeos e sites sobre este tema. Acesse esse conteúdo se houver sentimento de desesperança e tristeza profunda. Para lidar com os demais fatores que prejudicam a estabilidade mental, adote alguns hábitos que podem ajudar a conservar a mente e corpo são. A ação do exercício físico na saúde mental é tão importante que a prática é recomendada até mesmo como tratamento complementar em quadros de depressão e ansiedade, contribuindo inclusive com a qualidade do sono. Todas as dicas anteriores contribuem para a manutenção da saúde mental.