Hoje é celebrado o dia mundial da fotografia. O dia 19 de agosto foi escolhido para celebrar esta data em homenagem à invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas. Foi em 1839 que a Academia Francesa de Ciências anunciava mundialmente esta invenção. Devido ao crescente surgimento de meios digitais de informação e relacionamento, cada vez mais a fotografia tem sido utilizada como ferramenta de Relações Públicas. Uma imagem, impressa ou digital, pode contribuir, e até ser decisiva, para o sucesso de estratégias de comunicação.

Na produção de conteúdo institucional, a fotografia tem tido igual ou superior importância ao texto, uma vez que algumas mídias, não permitem a inserção de muitos caracteres, a exemplo da rede social Twitter. Uma foto bem produzida e editada pode ser responsável por auxiliar na construção de uma imagem favorável de uma organização ou marca, bem como ilustrar uma cena ou fato memorável com a finalidade de reportar uma ação comunicacional.

Se analisada de forma processual, percebe-se que a fotografia se assemelha com a execução de outras atividades de relações Públicas. Ambas requerem definição de objetivos, público ou públicos, planejamento e visibilidade. Sem esse viés ela não pode ser utilizada como instrumento de RP. A produção de conteúdo se enriquece com este recurso que vai fomentar o diálogo entre os públicos, o entendimento, a mútua cooperação, objetivo das Relações Públicas como área de conhecimento. Quando se avalia o mercado de trabalho, cada vez mais encontra-se como requisitos das vagas que envolvem atividades privativas de RP, conhecimentos e experiências na fotografia. Um grande exemplo é a assessoria de imprensa, que utilizam imagens para comunicar e conquistar pautas em veículos de imprensa. Enfim, não faltam razões para constatar que a fotografia é uma importante ferramenta para alcançar os públicos de interesse os influencie de forma transparente, sempre zelando pelo compromisso da verdade dos fatos.