Na última sexta-feira, 11/12, aconteceu o X Seminário de fiscalização profissional – 2020. Promovido pelo Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) e com o apoio do Grupo de Agentes Fiscais (GAF), trouxe como tema para edição deste ano “Desafios e perspectivas em tempos de pandemia” e foi realizado de forma online. Representando o Conrerp4, participaram a conselheira Roseli Engracio de Oliveira e o fiscal Luis Henrique Baccim. Cerca de 170 pessoas participaram do encontro, que contou com a contribuição da Câmara de Defesa da Sociedade (CDS) em sua elaboração e teve como público alvo fiscais, diretores, conselheiros e colaboradores dos sistemas de conselhos.

O Seminário foi transmitido ao vivo pelo Youtube do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF/RS) e para Roseli, coordenadora da comissão de fiscalização do Conrerp4, a iniciativa é de grande valia, pois possibilita conhecer a realidade de cada entidade fiscalizadora e possibilita traçar ações e estratégias adequadas com a realidade, bem como aprimorar cada vez mais as atividades de fiscalização, com o objetivo de prestar um serviço público de qualidade, em defesa da sociedade, enfatizou.

Dentre as palestras da programação, destacaram-se a participação do procurador-geral do Conselho Regional dos Representantes Comerciais de São Paulo, Paulo Porto, que discorreu sobre o tema do encontro e de Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS), assessor de fiscalização do CREF2/RS, que realizou sua apresentação com o título “Relato de experiência: a regulamentação do exercício profissional à distância e seus impactos nas ações de fiscalização”. A mediação foi conduzida pelo coordenador do GAF Éverton Borges.