Temos acompanhado a repercussão da participante Bárbara Heck, na 22ª edição do Big Brother Brasil (BBB), tendo sido apresentada pela emissora do programa como relações-públicas, e vimos contribuir para a discussão.

Cabe ao Conrerp4, além de regular a profissão de relações públicas, na sua área de jurisdição, zelando pelo seu correto exercício, promover o entendimento da sociedade acerca da nossa atuação profissional, e neste momento, é isso que mais nos interessa:

O relações-públicas é um profissional estratégico da área da comunicação social, que tem como principal função construir, divulgar e preservar a boa reputação de uma organização, instituição ou pessoa perante os seus públicos de interesse. Para exercer a profissão é necessária formação em Relações Públicas e registro profissional.

A participante do BBB22, Bárbara, em nenhum momento se divulga como profissional de RP, tampouco diz atuar em quaisquer atividades que sejam classificadas como privativas da profissão. Logo, não vemos razão para que haja uma autuação ou sanção disciplinar, uma vez que não está infringindo a lei ou ferindo o código de ética do Conselho.

Diante de matérias divulgadas sobre o assunto, esclarecemos a diferença entre conselho de classe profissional e associação:

  • conselhos profissionais a nível regional têm por função regular, orientar e fiscalizar a atividade profissional, os quais são regidos pela sua instância federal.
  • as associações defendem e promovem a valorização profissional de seus integrantes, tendo como finalidade o aprimoramento profissional e promoção da classe.

Nosso trabalho é feito por profissionais sérios que dedicam parte do seu tempo, de forma gratuita, na representação dos interesses gerais e individuais dos profissionais, a fim de assegurar a qualidade dos serviços prestados.

Por fim, convidamos você para acompanhar as ações que estamos realizando, dentre elas, a campanha “RP Valor Estratégico e Social para as Organizações”, que apresenta as vantagens em ter profissionais da área para o alcance de suas metas institucionais, sejam elas privadas, públicas e/ou governamentais, entidades sociais ou ainda assessoria de figuras públicas.

Como profissionais de comunicação, gostamos de um bom diálogo e estamos sempre abertos a boas discussões.

Vamos em frente!