Órgão que congrega as profissões regulamentadas no RS escolheu a OAB/RS para a Gestão 2022-2024

Na manhã do dia 28/03, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio Grande do Sul – OAB/RS, o Conrerp4 participou de mais uma reunião do Fórum dos Conselhos do Estado do Rio Grande do Sul. Ele é composto por 29 entidades de classe que representam em torno de 1.000.000 (um milhão) de profissionais regularmente inscritos no âmbito do Estado. Ele tem como finalidade a representação e defesa dos interesses da população e das classes profissionais. Cientes da importância da entidade, Luiz Fernando Muñoz, presidente do Conrer4, participou da reunião estratégica para a continuidade da luta pelo correto exercício das profissões.

O então presidente do Fórum e já ex-presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, destacou ao abrir a sessão, a importância dos conselhos profissionais como voz, força e amparo dos profissionais em meio aos desafios da pandemia. Também comemorou os convênios já firmados através do Fórum, junto aos Ministérios Públicos Estadual e Federal, que somam esforços na educação, fiscalização e capacitação para combater os prejuízos do exercício ilegal das profissões regulamentadas.

Encerrou sua fala enfatizando a relevância de que seu sucessor deve estar à frente de questões práticas para todos os órgãos componentes do Fórum relativas as esferas técnicas, políticas, bem como a publicidade das profissões e sua importância para a sociedade.

Na primeira rodada de pronunciamento, os líderes e representantes dos conselhos, manisfestaram, em sua maioria, o desejo que a OAB/RS continuasse na presidência do órgão por mais uma gestão. Os argumentos predominantes para tal escolha foram fundamentados na natureza de exercício profissional do direito, as prerrogativas de fiscalização do poder público que a entidade tem e pela qualidade do trabalho desenvolvido na gestão anterior. Como resultado do debate, a OAB/RS foi escolhida por aclamação, o que gerou economia de tempo e recursos destinados a um pleito eleitoral.

Paralela a eleição da nova gestão, também foram debatidos possibilidades de reforma administrativa alterando o estatuto do Fórum, com o intuito de desonerar a presidência das atividades. Muñoz, em sua fala, sugeriu que fossem descentralizadas as áreas de atuação em vice-presidências temáticas: – Desta forma poderemos compartilhas as responsabilidades e potencializar nossa atuação enquanto representantes das profissões regulamentadas. Destacou.

O então recém empossado presidente do Fórum dos Conselhos, Leonardo Lamachia, proferiu palavras de incentivo e demonstrou gratidão pela escolha: – Espero que possamos fazer uma gestão participativa e com o protagonismo de todos. Que nossa atuação seja permeada por um debate amplo e democrático. Assim como o setor de eventos, um dos mais atingidos pela pandemia, sendo o primeiro a fechar e o último a reabrir, a crise na advocacia e nas demais profissões trará muitos desafios para as entidades de classse. Me sinto honrado e orgulhoso pela confiança em mim depositados. Declarou.

Por fim, ficou estabelecido uma nova reunião para o dia 18/04/22 para definição das alterações de estatuto e composição das vice-presidências, a exemplo da criação da de Equidade Racial e de Gênero.