conrerp4

logo

O Conrerp 4ª Região é uma autarquia federal, que integra o Sistema Conferp (Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas), e que tem por finalidade regular a profissão de Relações Públicas, nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Fundado em 19 de maio de 1972, o Conselho tem por dever a fiscalização do exercício da profissão, impedindo o seu exercício irregular, não só daqueles que a praticam sem o devido diploma, mas também daqueles que a exercem sem lisura e ética.

O Conrerp4 prima pelo merecido respeito à categoria e, por meio de informações, quer garantir condições justas de exercício da profissão e proteger o mercado da atuação ilegal de profissionais desqualificados.


Para tanto, zela pelos direitos dos relações-públicas, fiscaliza o cumprimento de seus deveres e busca ampliar o valor da profissão perante o mercado, garantindo ao profissional o respaldo necessário para planejar e gerenciar os relacionamentos das organizações com os stakeholders, estabelecendo uma comunicação verdadeiramente estratégica.

 

Missão

Buscar o reconhecimento, respeito e valorização do profissional, a partir da educação do exercício da atividade de Relações Públicas e do envolvimento da categoria, por meio da execução da função principal do Conselho que é coordenar, fiscalizar e disciplinar o exercício da profissão.

Profissão de RP

Relações Públicas é a área da comunicação que trabalha com as funções administrativas, estratégicas, mediadoras e políticas.

É uma profissão regulamentada por lei e exige, além da formação superior em Relações Públicas, o devido registro no Conselho profissional da região em que atua.

As Relações Públicas criam valor para as organizações e para a sociedade, por meio de uma comunicação simétrica, garantindo voz aos públicos no processo decisório, gerando ativos intangíveis para acionistas, stakeholders e sociedade, reduzindo custos, minimizando riscos e crises, aumentando a rentabilidade e o reconhecimento.

O profissional de Relações Públicas exerce um papel fundamental como gestor da comunicação.

São atividades de relações públicas:

– Esclarecer aos grupos de autoridades e opinião pública os interesses da organização.
– Mediar os relacionamentos estratégicos com os diversos públicos por meios de canais de comunicação.
– Desenvolver e diagnosticar pesquisas e auditorias de opinião e de imagem.
– Intermediar as relações governamentais, visando a manutenção de uma imagem positiva. Enfatizar o reconhecimento dos negócios da organização, sejam eles atividades, produtos ou serviços, junto aos públicos de interesse.

Diretoria Executiva

PRESIDENTE

Luiz Fernando Muñoz Alves – Conrerp4 2358
presidencia@conrerp4.org.br

Natural de Porto Alegre/RS. Graduado pela ULBRA. Chefe do Cerimonial da Prefeitura de Porto Alegre e mestre de cerimônias (2017). Coordenador e mestre de cerimônias da Assessoria de Relações Públicas e Cerimonial do Ministério Público do RS (2009-2011). Assessor e mestre de cerimônias da Assembleia Legislativa do RS (2002-2009). No mercado privado desde 2011, hoje é proprietário da empresa Muñoz Cerimonial & Eventos.

SECRETÁRIA-GERAL

Adriana Pereira Rojas – Conrerp4 3453
secretario-geral@conrerp4.org.br

Natural de Porto Alegre/RS, é graduada pela ULBRA. É relações-públicas e coordenadora do Departamento de Eventos e Cerimonial da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Rio Grande do SUL (OAB/RS), há 14 anos. Atualmente está realizando pós-graduação em Influência Digital pela PUCRS.

TESOUREIRO

Gabriel Disconzi Barboza – Conrerp4 3673
tesouraria@conrerp4.org.br

Natural de São Borja/RS. É relações-públicas (UFRGS/2012) com expertise em produção de conteúdo multiplataforma. Coautor do livro Produzindo.net (2011). Ex-diretor de comunicação da AMIC-RS. Atuou em organizações como Badesul, FAMURS, ADVB/RS, ONG Parceiros Voluntários e Cuentos y Circo. Atualmente integra o time de Relações Institucionais e Comunicação da CMPC.

EFETIVOS:

 

Diego Pereira da Maia – Conrerp4 3482
Natural de Porto Alegre/RS, é graduado em relações públicas pela UFRGS, onde também fez mestrado e doutorado em Comunicação e Informação. É assessor de comunicação social do Theatro São Pedro desde 2011.

Eduardo Baldasso Coelho Junior – Conrerp4 3796

Natural de Porto Alegre/RS, é formado em relações públicas pela PUCRS, possui especialização em liderança pela Uniritter e cursa pós-graduação de gestão empresarial na ESPM. Atualmente é sócio da Equipe G e gestor do Centro de Eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul – AMRIGS.


Lara Perdigão Léllis Ferreira – Conrerp4 3304

Natural de João Monlevade/MG, é graduada pelo Unicentro Newton Paiva e especialista em gestão de pessoas pela FINON/MG. É CEO na LPLF Consultoria e gerente de relacionamento de mercado na ForFun Tours.


Luciane Brentano Pacheco – Conrerp4 1681
É natural de Esteio/RS, graduada pela Unisinos. É sócia-fundadora da Cem Cerimônia Eventos e Turismo, que há 24 anos organiza eventos em todo o Brasil nos segmentos corporativo e científico. Foi presidente executiva do Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau e da Associação das Empresas de Eventos do RS – ABEOC-RS. É especialista em cerimonial e protocolo, e já exerceu a função de chefe do cerimonial do Ministério Público do RS.


SUPLENTES:

Ana Paula Backes – Conrerp4 3893
É natural de Caxias do Sul/RS. É bacharel em relações públicas pela UCS e pós-graduanda em marketing pela USP. Atua no setor de comunicação e marketing da Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis. 


Claudia Mara Pontel – Conrerp4 2499
É natural de Caxias do Sul/RS, graduada em relações públicas pela UCS, possui pós-graduações em gestão comercial e Marketing e comunicação empresarial com ênfase em marketing. Atua há 22 anos em comunicação e marketing com destaque em planejamento, comunicação mercadológica, branding e assessoria de imprensa. É fundadora, diretora e proprietária da Senso Comunicação Integrada. 


Emiliana da Silva Campos Souza – Conrerp4 2223
É natural de Itajaí/SC e graduada pela Univali. Possui especialização em Turismo: planejamento, gestão e marketing e mestrado em turismo e hotelaria. Atualmente é coordenadora do curso de relações públicas na modalidade EAD e docente na área de gestão de eventos e cerimonial e protocolo na Univali. Além disso, atua de forma autônoma planejando e desenvolvendo eventos científicos e técnicos a mais de 20 anos.

Isadora Gomes Reis – Conrerp4 2060

É natural de Porto Alegre/RS, graduada pela PUCRS. Possui pós em gestão Organizacional. Atua há 21 anos no mercado como relações-públicas, tendo se especializado em comunicação humanizada. Atua como profissional liberal nos pilares: planejamento estratégico de comunicação, endomarketing, eventos internos/externos e consultorias.


Lana D’avila Campanella – Conrerp4 1843

É natural de Porto Alegre/RS. É graduada, doutorada e pós-doutorada em relações-públicas pela PUCRS. Atua como docente na UFSM de Frederico Westphalen há 12 anos e atualmente chefia do Departamento de Ciências da Comunicação (Decom).


Maria Amelia Maneque Cruz – Conrerp4 2091

É natural de Porto Alegre/RS, graduada em relações públicas pela PUCRS e mestre em Comunicação pela Unisinos. Em grande parte de sua trajetória profissional atuou com relacionamento no segmento de arquitetura de interiores para escritórios, empresas de eventos e lojas de decoração. Recentemente foi assessora parlamentar na Prefeitura de Porto Alegre (Gestão Marchezan). Foi presidente do Conrerp4 por duas gestões, de 2010 à 2013 e de 2013 à 2016).


Vinicius Flores – Conrerp4 3123

Natural de Tupanciretã/RS, é graduado em relações públicas pela Unicruz e pós-graduado em produção e revisão textual pela UniRitter. Atuou como Assessor de comunicação e cerimonialista na Defensoria Pública do Estado por 10 anos e, atualmente, integra a equipe de cerimonial e protocolo do Palácio Piratini que presta assessoria ao governador do Estado do Rio Grande do Sul.

 Gestão Presidente
01/2019 – AtualLuiz Fernando Muñoz
01/2016 – 01/2019João Paulo de Andrade Cunha
01/2013 – 01/2016Maria Amélia Maneque Cruz
03/2012 – 01/2013Maria Amélia Maneque Cruz
10/2011 a 03/2012 Flávio Roberto Gava
01/2010 a 10/2011Maria Amélia Maneque Cruz
07/2005 a 01/2010Marta Busnello
01/2004 a 07/2005Marina Martinez
01/2001 a 01/2004Elaine Benfica
01/1998 a 01/2001Andréia Silveira Athaydes
01/1995 a 01/1998Hugo Reinaldo Filippini
01/1992 a 01/1995
Jerônimo Carlos dos Santos Braga
, que passa a presidência para sua secretária-geral Selene Fagundes da Silva no último ano do mandato.
01/1989 a 01/1992Plínio José Venturini Dotto
01/1986 a 01/1989Ari Reginatto Bernardi
12/1982 a 01/1986Martha Geralda Alves D´Azevedo
12/1979 a 12/1982Ivo Fogazzi Balestrin
12/1977 a 12/1979Salvador Luiz Abech
10/12/1977Eurico Saldanha Lemos
18/05/1972Jerônimo dos Santos Braga
  • Ana Paula Backes – Santa Maria — 3247
  • Claudia Mara Pontel — Caxias do Sul — 2499
  • Liana Merladete – Santa Maria — 3247
  • Gladis de Castro Kneblewski — 2225
  • Gisele Simão – Vera Cruz — 3093
  • Nadia Garlet – Florianópolis — 3161
  • Vania de Moura – Bento Gonçalves – 3155
Comissão Permanente de Tomada de Contas e Patrimônio Conselheiros Titulares: Maria Amélia Maneque Cruz e Lana D’Avila Campanella.
Conselheiros Suplentes: Claudia Mara Pontel e Vinicius de Oliveira Flores.
Comissão Permanente de Licitação destinada à condução de processos de licitação  
Comissão Permanente de Ética Presidente Luiz Fernando Muñoz , Secretária Emiliana da Silva Campos e Membro da Comissão Maria Amélia Maneque Cruz.
Coordenadoria da Fiscalização Coordenação: Conselheira Maria Amélia Maneque Cruz, Fiscal Luis Henrique Baccim Bêa e Assessor Jurídico Fernando Moretto.
Coordenadoria de Relação com a Academia Conselheiras: Emiliana da Silva Campos e Lana D’Avila Campanella.
Coordenadoria de Relação com o Mercado Conselheiras Luciane Brentano Pacheco, Isadora Gomes Reis e conselheiro Eduardo Baldasso Coelho Júnior.
Coordenadora de Eventos Presidente Luiz Fernando Muñoz, conselheiras Ana Paula Backes, Emiliana da Silva Campos e Luciane Brentano Pacheco.
Coordenadora de Comunicação Presidente Luiz Fernando Muñoz, conselheiras Adriana Pereira Rojas, Claudia Mara Pontel e Isadora Gomes Reis.
Comissão Especial de 50 anos Coordenador Conselheiro Diego Pereira da Maia, Presidente Luiz Fernando Muñoz e conselheira Maria Amélia Maneque Cruz.

 

Além da Diretoria Executiva, integrada pela Presidência, Secretária-Geral e Tesoureiro, existem outros cargos e funções dentro da estrutura funcional do Conrerp/4ª. Veja quais são e conheça suas atividades.

Secretaria/Administrativo e Financeiro

Responsáveis pelos serviços de registros e demais procedimentos relativos às pessoas física e jurídicas registradas. Cobrança e recebimentos de anuidades e pagamento de fornecedores.

– Filipe Franco – Assessor de Diretoria
– Sirlaine de Brito – Auxiliar Administrativo

 Fiscalização

Integram ao Sistema Permanente de Fiscalização, área que fiscaliza o exercício da profissão, visando garantir a ocupação de vagas para atividades de Relações Públicas profissionais. Recebem e dão andamento as denúncias de exercício irregular e ilegal da profissão.

– Luis Henrique Baccim Bêa – Conrerp4 3405

Relações Públicas e Comunicação

Responsável pelas ações de comunicação (assessoria de imprensa, gestão de site, Fale Conosco e redes sociais). Planeja e executa ações de relacionamento com os diferentes públicos.

– Henrique Alonso – Conrerp4 3756

 Assessorias
São profissionais e empresas que prestam serviços de assessoria em diferentes áreas.

 Assessoria Jurídica
Responde a todas as demandas jurídicas do Conselho.

– Dr. Fernando Antonio Moretto – OAB/RS 56.826

Assessoria Contábil
Responsável pela contabilidade e Recursos Humanos do Conselho.

– LRM – Contadoras Associadas

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.