O Conrerp 4ª Região é uma autarquia federal, que integra o Sistema Conferp (Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas), e que tem por finalidade regular a profissão de Relações Públicas, nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Fundado em 19 de maio de 1972, o Conselho tem por dever a fiscalização do exercício da profissão, impedindo o seu exercício irregular, não só daqueles que a praticam sem o devido diploma, mas também daqueles que a exercem sem lisura e ética.

O Conrerp4 prima pelo merecido respeito à categoria e, por meio de informações, quer garantir condições justas de exercício da profissão e proteger o mercado da atuação ilegal de profissionais desqualificados.

Para tanto, zela pelos direitos dos relações-públicas, fiscaliza o cumprimento de seus deveres e busca ampliar o valor da profissão perante o mercado, garantindo ao profissional o respaldo necessário para planejar e gerenciar os relacionamentos das organizações com os stakeholders, estabelecendo uma comunicação verdadeiramente estratégica.

Missão
Buscar o reconhecimento, respeito e valorização do profissional, a partir da educação do exercício da atividade de Relações Públicas e do envolvimento da categoria, por meio da execução da função principal do Conselho que é coordenar, fiscalizar e disciplinar o exercício da profissão.

Profissão de RP
Relações Públicas é a área da comunicação que trabalha com as funções administrativas, estratégicas, mediadoras e políticas.

É uma profissão regulamentada por lei e exige, além da formação superior em Relações Públicas, o devido registro no Conselho profissional da região em que atua.

As Relações Públicas criam valor para as organizações e para a sociedade, por meio de uma comunicação simétrica, garantindo voz aos públicos no processo decisório, gerando ativos intangíveis para acionistas, stakeholders e sociedade, reduzindo custos, minimizando riscos e crises, aumentando a rentabilidade e o reconhecimento.

O profissional de Relações Públicas exerce um papel fundamental como gestor da comunicação.

São atividades de relações públicas:

– Esclarecer aos grupos de autoridades e opinião pública os interesses da organização.
– Mediar os relacionamentos estratégicos com os diversos públicos por meios de canais de comunicação.
– Desenvolver e diagnosticar pesquisas e auditorias de opinião e de imagem.
– Intermediar as relações governamentais, visando a manutenção de uma imagem positiva. Enfatizar o reconhecimento dos negócios da organização, sejam eles atividades, produtos ou serviços, junto aos públicos de interesse.

PRESIDENTE

Luiz Fernando Muñoz – nº 2358
presidencia@conrerp4.org.br

Natural de Porto Alegre/RS. Graduado pela ULBRA. Chefe do Cerimonial da Prefeitura de Porto Alegre e mestre de cerimônias (2017). Coordenador e mestre de cerimônias da Assessoria de Relações Públicas e Cerimonial do Ministério Público do RS (2009-2011). Assessor e mestre de cerimônias da Assembleia Legislativa do RS (2002-2009). No mercado privado desde 2011, hoje é proprietário da empresa Muñoz Cerimonial & Eventos.

SECRETÁRIA-GERAL

Adriana Pereira – nº 3453
secretario-geral@conrerp4.org.br

Natural de Porto Alegre/RS. Graduada pela ULBRA. É relações-públicas e coordenadora do Departamento de Eventos e Cerimonial da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Rio Grande do SUL (OAB/RS), há 12 anos.

TESOUREIRA

Monique Amaral – nº 3359
tesouraria@conrerp4.org.br

Natural de Porto Alegre/RS. Graduada pela Unisinos, com especializações na área de Moda e Eventos. Com experiência de quase 20 na área de eventos e empreendedora na MÔ AMARAL – Consultoria, Planejamento e Gestão de Eventos, há seis anos.

EFETIVOS:

Gabriel Disconzi Barboza – nº 3673

Natural de São Borja/RS. É Relações-públicas (UFRGS/2012) com expertise em produção de conteúdo multiplataforma. Coautor do livro Produzindo.net (2011). Ex-diretor de comunicação da AMIC-RS. Atuou em organizações como Badesul, FAMURS, ADVB/RS, ONG Parceiros Voluntários e Cuentos y Circo. Atualmente integra o time de Relações Institucionais e Comunicação da CMPC.

Geraldo de Jesus Espíndola Júnior – nº 3824

Natural de Campo Grande/MS, residente em SC há 13 anos. Graduado pela Universidade do Vale do Itajaí Univali e Pós-graduação em Criatividade, Inovação e Inteligência de Mercado pela Avantis. É relações-públicas do Hotel Sibara Flat & Convenções.

Juliana da Silva Bianchessi – nº 3821

Natural de Porto Alegre/RS. Graduada em Relações Públicas pela PUCRS/FAMECOS. Pós-graduada em Neuromarketing. Atuou como relações-públicas na Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Segurança Pública/RS há mais de 5 anos. Atualmente é responsável pelo Cerimonial do Gabinete do Vice-governador do RS.

Tatiane Mizetti de Lima – nº 2820

Natural de Pelotas/RS, residente em Porto Alegre há 25 anos. Graduada pela UNISINOS, com especialização em Gestão de Projetos. Sócia da Reverso Comunicação Integrada Agência de Relações Públicas, com experiência de mais de 14 anos em comunicação para entidades de classe.


SUPLENTES:

Ana Carolina Lehnemann da Costa – nº 3079

Natural de Porto Alegre/RS. Graduada em Turismo pela PUCRS e Relações Públicas pela ULBRA. Pós-graduada em Marketing e Comunicação pela ESPM. Trabalha há cinco anos na área de comunicação e atualmente é proprietária da LEH Marketing Digital e Comunicação, especializada em pequenas e médias empresas.

Bruna Zucco – nº 3822

Natural de Sapucaia do Sul/RS. Graduada pela UFRGS. É gestora cultural e estudante de MBA em Marketing pela Uniritter. Trabalha na Assessoria de Comunicação Social da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

Emiliana da Silva Campos – nº 2223

Relações Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Possui especialização em Turismo: Planejamento e Marketing e mestrado em Turismo e Hotelaria (conceito 5 pela Capes). Foi coordenadora por 8 anos do Curso de Relações Públicas da Univali (único curso do estado nesta modalidade, implantado a 21 anos) e atua como docente nesta mesma universidade nas disciplinas de Cerimonial e Protocolo, Planejamento e Desenvolvimento de eventos, Ambientação Profissional, Estágio Obrigatório, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Trabalho de Iniciação Científica. Além disso, planeja, desenvolve e organiza a 15 anos eventos científicos, técnicos, sociais e corporativos.

Fabrine Maria Pereira Paolin – nº 3197

Natural de Porto Alegre. Graduada pela Unisinos. É secretária de formação, cultura e lazer no Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no RS (Sintrajufe/RS), há 11 anos.

 

Lara Perdigão Lellis Ferreira – nº 3304

Natural de João Monlevade/MG, residente em SC há 11 anos. Graduada pelo Instituto Cultural Newton Paiva (BH-MG). Pós-graduada em gestão de pessoas, formação em psicologia da comunicação, auditoria e administração em meios de hospedagens. Atua como palestrante e cerimonialista. É proprietária da empresa LPLF Consultoria. Diretora Executiva da ABIH-SC e membro do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas da ACIF.

Olívia Bibiana Falcão – nº 3415

Natural de Porto Alegre/RS. Graduada pela PUCRS, com especialização em Gestão da Comunicação e Marketing  e cursando Marketing Digital na Escola Alpha Mídia. É relações-públicas concursada na Prefeitura de Eldorado do Sul/RS.

 

Roseli Engracio de Oliveira – nº 1467

Natural de Porto Alegre/RS. É graduada pela PUCRS. Especialização em administração em recursos humanos também pela PUCRS. Foi relações-públicas da Cia. Carris Porto-Alegrense (1991 a 1994). Oficial do Ministério Público do Estado do RS há 24 amos, onde exerceu o cargo de assessora de relações públicas de 2000 a 2007.

Gestão Presidente
01/2019 – Atual

Luiz Fernando Muñoz

01/2016 – 01/2019 João Paulo de Andrade Cunha
01/2013 – 01/2016 Maria Amélia Maneque Cruz
03/2012 – 01/2013 Maria Amélia Maneque Cruz
10/2011 a 03/2012  Flávio Roberto Gava
01/2010 a 10/2011 Maria Amélia Maneque Cruz
07/2005 a 01/2010 Marta Busnello
01/2004 a 07/2005 Marina Martinez
01/2001 a 01/2004 Elaine Benfica
01/1998 a 01/2001 Andréia Silveira Athaydes
01/1995 a 01/1998 Hugo Reinaldo Filippini
01/1992 a 01/1995 Jerônimo Carlos dos Santos Braga, que passa a presidência para sua secretária-geral Selene Fagundes da Silva no último ano do mandato.
01/1989 a 01/1992 Plínio José Venturini Dotto
01/1986 a 01/1989 Ari Reginatto Bernardi
12/1982 a 01/1986 Martha Geralda Alves D´Azevedo
12/1979 a 12/1982 Ivo Fogazzi Balestrin
12/1977 a 12/1979 Salvador Luiz Abech
10/12/1977 Eurico Saldanha Lemos
18/05/1972 Jerônimo dos Santos Braga
  • Ana Paula Backes – Santa Maria — 3247
  • Claudia Mara Pontel — Caxias do Sul — 2499
  • Liana Merladete – Santa Maria — 3247
  • Gladis de Castro Kneblewski — 2225
  • Gisele Simão – Vera Cruz — 3093
  • Nadia Garlet – Florianópolis — 3161
  • Vania de Moura – Bento Gonçalves – 3155
Comissão Permanente de Tomada de Contas e Patrimônio Conselheiros Titulares: Tatiane Mizetti de Lima e Juliana da Silva Bianchessi.
Conselheiros Suplentes: Ana Carolina Lehnmann da Costa e Fabrine Maria Pereira
Paolin.
Comissão Permanente de Licitação destinada à condução de processos de licitação Presidente Luiz Fernando Muñoz, Olivia Bibiana Falcão, Luis Filipe da Cunha Franco, Assessor Jurídico e Bruna Zucco.
Comissão Permanente de Ética Presidente Luiz Fernando Muñoz , Secretária a Conselheira Emiliana da Silva Campos e Membro da Comissão a Conselheira Lara Perdigão Lellis Ferreira.
Coordenadoria da Fiscalização Conselheira Roseli Engracio de Oliveira, Conselheiro Geraldo de Jesus Espindola Junior, Fiscal Luis Henrique Baccim Bêa e Assessor Jurídico Fernando Moretto.
Coordenadoria de Relação com a Academia Conselheiras: Emiliana da Silva Campos e Juliana da Silva Bianchesssi.
Coordenadoria de Relação com o Mercado Conselheiras: Lara Perdigão Lellis Ferreira, pelo estado de Santa Catarina e Tatiane Mizetti de Lima, pelo estado do Rio Grande do Sul.
Coordenadora de Eventos Conselheira Fabrine Maria Pereira Paolin.
Coordenadora de Comunicação Ana Carolina Lehnemann da Costa.
Coordenador de Assuntos Estratégicos Gabriel Disconzi Barboza.

 

Além da Diretoria Executiva, integrada pela Presidência, Secretária-Geral e Tesoureiro, existem outros cargos e funções dentro da estrutura funcional do Conrerp/4ª. Veja quais são e conheça suas atividades.

Secretaria/Administrativo e Financeiro

Responsáveis pelos serviços de registros e demais procedimentos relativos às pessoas física e jurídicas registradas. Cobrança e recebimentos de anuidades e pagamento de fornecedores.

– Filipe Franco – Assessor de Diretoria
– Sirlaine de Brito – Auxiliar Administrativo

 Fiscalização

Integram ao Sistema Permanente de Fiscalização, área que fiscaliza o exercício da profissão, visando garantir a ocupação de vagas para atividades de Relações Públicas profissionais. Recebem e dão andamento as denúncias de exercício irregular e ilegal da profissão.

– Luis Henrique Baccim Bêa – Conrerp/4 3405

 Assessorias
São profissionais e empresas que prestam serviços de assessoria em diferentes áreas.

 Assessoria Jurídica
Responde a todas as demandas jurídicas do Conselho.

– Dr. Fernando Antonio Moretto – OAB/RS 56.826

Assessoria Contábil
Responsável pela contabilidade e Recursos Humanos do Conselho.

– LRM – Contadoras Associadas

Assessoria de Relações Públicas

Responsável pelas ações de comunicação (assessoria de imprensa, gestão de site, Fale Conosco e redes sociais). Planeja e executa ações de relacionamento com os diferentes públicos.

– Henrique Alonso – Conrerp/4 3756